A sombra que se move: ensaios sobre ficção e produção de sentido (cinema, literatura, tv)

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Os textos de Luiz Antonio Mousinho, a serem lidos como unidades em si, cada um, razão pela qual o leitor pode até reencontrar reflexões de um texto em outro, têm duas tônicas fortes: a voz narrativa e suas dimensões e variações, confrontadas ou divergidas da voz narrativa na tela, em over, ou em off, ou direta, de cada personagem, produzindo efeitos de consenso ou dissenso com a imagem. Esta é uma das tônicas que abarcam o fazer artístico – literário e cinematográfico, seja um filme, seja um seriado de TV. A outra tônica reside na desigualdade social brasileira e na maneira como os discursos literário e cinematográfico lidam com ela. Subsidiário a esta tônica existe o correlato de que as vozes são jovens. Como as obras observadas abrangem um leque de um século, e de diversos mundos, as personagens repercutem características que marcam o espaço, o correr do tempo, a ação e reflexão, a linguagem criada. Suzi Frankl Sperber

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Os textos de Luiz Antonio Mousinho, a serem lidos como unidades em si, cada um, razão pela qual o leitor pode até reencontrar reflexões de um texto em outro, têm duas tônicas fortes: a voz narrativa e suas dimensões e variações, confrontadas ou divergidas da voz narrativa na tela, em over, ou em off, ou direta, de cada personagem, produzindo efeitos de consenso ou dissenso com a imagem. Esta é uma das tônicas que abarcam o fazer artístico – literário e cinematográfico, seja um filme, seja um seriado de TV. A outra tônica reside na desigualdade social brasileira e na maneira como os discursos literário e cinematográfico lidam com ela. Subsidiário a esta tônica existe o correlato de que as vozes são jovens. Como as obras observadas abrangem um leque de um século, e de diversos mundos, as personagens repercutem características que marcam o espaço, o correr do tempo, a ação e reflexão, a linguagem criada. Suzi Frankl Sperber